top of page

Blog

Remindo o Tempo – Pt 07 – LADRÕES DO TEMPO - Bagunça e Sujeira


Mulher desanimada em meio à bagunça e sujeira
Ladrões do Tempo - Desorganização e Sujeira

Bora que esse post promete botar o dedo na ferida, heim?!

Simmmm, porque sempre tem alguma área da nossa vida que não está tão organizada como deveria.

E há pessoas que gabaritam muitas áreas. E hoje vamos aprender que o nosso Deus é um Deus que ama limpeza e organização.



Então já pega seu caderninho de estudos para tomar nota, seu cafézinho e vamos lá!


Se você caiu de paraquedas nesse post e não sabe do que se trata, estamos na sétima parte de uma série maravilhosa: REMINDO O TEMPO, que fala como podemos resgatar o nosso tempo e usa-lo de forma a agradar a Deus e dar sentido à nossa vida!

Você pode voltar e ler os primeiros posts se preferir: PARTE 01, 02, 03, 04, 05 e 06.


Aqui está a nossa lista de LADRÕES DO TEMPO: _ Celular (redes sociais); ✔️

_ Procrastinação; ✔️

_ Excesso de Trabalho e Falta de Descanso; ✔️

_ Falta ou confusão de Propósito; ✔️

_ Ambientes e Companhias erradas; ✔️

_ Bagunça (Desorganização) e Sujeira;

_ Falta de Planejamento e Disciplina.


Sem mais delongas, vamos direto ao assunto: Como a bagunça, a desorganização e a sujeira roubam o nosso tempo e pior, desonram a Deus?!


O nosso Deus é um Deus ORGANIZADO e espera que sejamos assim também.

Podemos ver isso logo em Gênesis cap. 01, o primeiro livro da Bíblia.

Deus criou o mundo em seis dias, organizando e separando cada parte da criação. Isso demonstra sua natureza ordenada e cuidadosa.

Ele poderia ter criado tudo de uma vez em um único momento? Sim. Mas Ele fez de modo a nos ensinar sobre o seu caráter e nos ensinar como devemos ser.



Em Êxodo 25 a 31: Deus deu instruções detalhadas a Moisés para a construção do tabernáculo, incluindo os materiais a serem usados, as medidas exatas e até mesmo os detalhes da mobília e dos utensílios. Isso mostra sua preocupação com a ordem e a santidade em seu lugar de habitação. Temos um Deus detalhista e meticuloso, e Ele fez questão que o tabernáculo fosse feito à sua maneira e organização.


Em Levítico 14:33-57 e Levítico 11:31-47, vemos um Deus preocupado com a limpeza e saúde do seu povo, então Ele os ensina sobre esses cuidados.


Podemos ver esse caráter de Deus, de organização e limpeza em todo o pentateuco, ou seja, nos 05 primeiros livros da Bíblia. Vemos Deus ensinando o seu povo tudo sobre como eles deveriam viver em comunidade, cuidando de suas casas e de suas saúde. Ou seja, Deus não só queria saber da vida espiritual do seu povo, mas queria se envolver em todas as áreas e aspectos da VIDA COTIDIANA deles.


Um dos versículos dos quais mais me chamam a atenção é o 45, do cap. 11 de Levítico: "Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo". - Deus havia acabado de dar instruções sobre LIMPEZA e HIGIÊNE, e finaliza dizendo para o povo ser santo porque Ele é santo. Ou seja, a LIMPEZA FÍSICA também é SANTIDADE.



Outro texto que considero surpreendente e chave para o nosso estudo e embasamento é:

Deuteronômio 23:12-14

"Determinem um local fora do acampamento onde se possa evacuar.

Como parte do seu equipamento, tenham algo com que cavar e, quando evacuarem, façam um buraco e cubram as fezes.

Pois o Senhor, o seu Deus, anda pelo seu acampamento para protegê-los e entregar a vocês os seus inimigos. O acampamento terá que ser santo, para que ele não veja no meio de vocês alguma coisa desagradável e se afaste de vocês.


Mais uma vez a Bíblia correlaciona a SANTIDADE DE DEUS à LIMPEZA FÍSICA. Portanto podemos afirmar que BAGUNÇA E SUJEIRA também é PECADO, porque afasta Deus de nós, assim como QUALQUER outro PECADO RECORRENTE que cometemos, como mentir, adulterar, invejar, etc.


Querida (o), nosso Deus e Pai anda em nossas casas e locais de trabalho para nos proteger, assim como fazia com os hebreus. Ele habita em nós, mas anda no nosso meio, se assenta conosco è mesa, fica por perto enquanto descansamos, vai conosco em nosso trabalho... Portanto, Ele espera que o nosso "ACAMPAMENTO" SEJA SANTO, assim como ELE É SANTO.

E a Palavra é muito clara: O acampamento terá que ser santo, para que ele não veja no meio de vocês alguma coisa desagradável e se afaste de vocês.


Muitas vezes sentimos que não estamos conectados com Deus como deveríamos. Muitas vezes as coisas parecem não ir bem, mesmo com nossas orações, como se tudo estivesse empacado, estagnado... em situações piores, começamos a nos sentir deprimidos, ansiosos, estressados, nervosos, mas como sem motivo aparente. ISSO PODE SER UM SINAL DE QUE há BAGUNÇA E SUJEIRA na nossa vida.



ENTENDENDO OS PREJUÍZOS NA PRÁTICA:


  • Estresse e Ansiedade: Um ambiente bagunçado pode causar estresse e ansiedade, pois a desordem visual pode sobrecarregar nossos sentidos e nos fazer sentir sobrecarregados. A desorganização também pode nos fazer sentir descontrolados, o que pode aumentar os níveis de ansiedade.


  • Tempo gasto procurando coisas: A desorganização e a bagunça nos fazem perder tempo procurando objetos, documentos ou informações que precisamos. Isso pode nos distrair do que é realmente importante e nos impedir de usar nosso tempo de forma produtiva, e até perder prazos e oportunidades importantes. Daí não adianta por a culpa no diabo.

  • Falta de foco e clareza mental: Um ambiente bagunçado pode afetar nossa mente, tornando-a mais confusa e menos capaz de se concentrar nas tarefas importantes. A Bíblia nos ensina a ter uma mente sóbria e vigilante (1 Pedro 5:8), o que inclui manter nosso ambiente físico organizado para ajudar a manter nossa mente clara.

  • Desperdício de energia: Manter um ambiente limpo e organizado requer menos energia do que viver em meio à bagunça e desordem. A Bíblia nos lembra da importância de cuidar do nosso corpo, que é templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19-20), e isso inclui cuidar do nosso ambiente físico.

  • Prioridades desordenadas: A desorganização pode refletir prioridades desordenadas em nossa vida. A Bíblia nos incentiva a buscar primeiro o reino de Deus e sua justiça (Mateus 6:33), o que inclui manter nossas vidas e nossos espaços físicos organizados em honra a Ele.




BOM TESTEMUNHO: 

Um ambiente limpo e organizado pode ser um testemunho para os outros da nossa responsabilidade e cuidado com o que Deus nos deu. Jesus nos ensinou a sermos bons administradores (Lucas 16:10), e isso inclui cuidar do nosso ESPAÇO FÍSICO, DA NOSSA MENTE, DO NOSSO CORPO E DO NOSSO TEMPO.


CONCLUSÃO:


Com base nas passagens bíblicas e nos princípios que discutimos, podemos concluir que a bagunça e a sujeira não são apenas questões de organização física, mas têm um impacto profundo em nossa vida espiritual, mental e emocional.


Deus é um Deus de ordem e limpeza, e Ele deseja que nossas vidas reflitam essa ordem e limpeza em todas as áreas. A desorganização e a sujeira podem nos distrair do que é realmente importante, causar estresse e ansiedade, afetar nossa saúde mental e emocional e até mesmo afastar a presença de Deus de nossas vidas.


Portanto, devemos buscar manter nossos ambientes físicos limpos e organizados, não apenas por uma questão de estética, mas como uma forma de honrar a Deus e cuidar da vida que Ele nos deu. Que possamos refletir a ordem e a limpeza de Deus em todas as áreas de nossas vidas, para que possamos viver de acordo com Seus propósitos e desfrutar da plenitude de vida que Ele tem para nós.


Agora me conta, Spark... como foi esse estudo para você? Te tocou de alguma forma? Fez sentido para você? Me conta aqui nos comentários, tá bom?

Nos vemos no próximo capítulo.

Um Beijo e um Cheiro, fui! 😘



 




59 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page