top of page

Blog

Remindo o Tempo – Parte 02 – LADRÕES DO TEMPO

Atualizado: 9 de jan.

Uma sombra maligna roubando uma ampulheta de uma mulher
Ladrões do Tempo

 Já pega caneta, bloco de anotações e um cafezinho, bora?!

Se você não leu a primeira parte, recomendo que comece por lá > leia a PARTE 01.

Depois você volta aqui, combinado?


Está é uma série de REFLEXÃO e ESTUDO Bíblico sobre GESTÃO DO TEMPO, e o que isso tem a ver com a nossa vida espiritual e com a EXPECTATIVA de Deus para conosco.



Finalmente consegui organizar minha rotina pós festas (de fim de ano) para trabalhar e voltar a escrever. Estava ansiosa por continuar essa série com vocês!


Na parte 01 (que espero que você já tenha lido), falei um pouco sobre como nosso cérebro percebe a passagem do tempo e como a falta de CONTEMPLAÇÃO E MEDITAÇÃO pode prejudicar e distorcer essa percepção. E o fato é que existem inúmeros LADRÕES nos cercando para roubar a nossa atenção e a nossa vontade e capacidade de contemplar e meditar.

E se esses ladrões roubam a nossa atenção e a nossa capacidade de contemplar, então eles estão ROUBANDO O NOSSO TEMPO.

No Post anterior comentei por alto sobre dois dos principais ladrões de tempo que enfrentamos hoje, o CELULAR (redes sociais) e a PROCRASTINAÇÃO, mas vamos listar mais alguns?

 

_ Celular (redes sociais); ✔️

_ Procrastinação; ✔️

_ Excesso de Trabalho e Falta de Descanso;

_ Falta ou confusão de Propósito;

_ Ambientes e Companhias erradas;

_ Bagunça, Desorganização e Sujeira;

_ Falta de Planejamento e Disciplina.

 

Os dois primeiros itens dessa lista estão ligados diretamente à produção de DOPAMINA no nosso cérebro. Vamos entender isso melhor?


As redes sociais e os aplicativos de celular foram projetados para estimular a liberação de dopamina. A dopamina é um neurotransmissor que dá sensação de prazer e satisfação. Ela é o nosso sistema de RECOMPENSA E MOTIVAÇÃO.



O uso excessivo de celular pode se tornar uma dependência, o que já é uma realidade na maioria dos casos. O simples som de uma notificação pode trazer uma sensação boa, mas, ao mesmo tempo, afetar o controle dos nossos impulsos.

Quando nos afastamos de nossos telefones, entramos em abstinência. Sentimos ansiedade, irritabilidade e insônia. Mas como MULHERES SÁBIAS devemos enfrentar isso. É uma mudança que precisa acontecer se quisermos vencer o CAOS e REMIR O NOSSO TEMPO.


A dopamina também desempenha um papel importante na procrastinação. Em geral, tendemos a procrastinar atividades que consideramos chatas (que liberam pouca dopamina) para realizar o que achamos divertido (que libera muita dopamina).


A boa notícia é que podemos produzir dopamina através de boas práticas e combater a abstinência.


Vamos ver algumas:


  • Praticar Atividade física regular;

  • Comer alimentos estimulantes de dopamina como: cacau, abacate, amêndoas, banana, beterraba, maçã, cúrcuma e gérmen de trigo;

  • Tomar suplemento (procure orientação médica), por exemplo: Vitamina B6;

  • Comer proteína;

  • Evitar a gordura saturada;

  • Consumir probióticos ;

  • Dormir o suficiente;

  • Ouvir boa música;

  • Meditar e Contemplar;

  • Se expor ao sol;

  • E por incrível que pareça, se manter organizada, com a casa limpa, saúde em dia, também libera dopamina e nos sentimos motivadas.

 

Agora vamos entender um pouquinho mais sobre a PROCRASTINAÇÃO.



Procrastinação refere-se à ação de postergar ou estender uma situação para resolvê-la mais tarde. O termo "procrastinar" é empregado para descrever a negligência em relação a atividades, indicando que um trabalho não recebe a atenção e importância adequadas, sendo relegado em favor da realização de outras tarefas menos relevantes, por exemplo.


O ato de procrastinar de forma pontual é um comportamento considerado normal, mas pode ser prejudicial quando se torna crônico e começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.


A procrastinação tem efeitos negativos a curto e longo prazo:


Curto prazo

  1. Falta de organização;

  2. Adiamento de compromissos;

  3. Acúmulo de tarefas;

  4. Atrasos no cumprimento das atividades importantes;

 

Longo prazo

  1. Maior estresse e prejuízo no desempenho;

  2. Quedas no desempenho;

  3. Estagnação profissional;

  4. Estagnação nos relacionamentos;

  5. Angústia e mal-estar constantes;

  6. Sensação de sobrecarga;

  7. Estresse e ansiedade;

  8. Baixa de imunidade e até depressão.

 

O vício por dopamina, que nos faz buscar apenas atividades que nos dão prazer imediato tem provocado uma epidemia de procrastinação crônica e as consequências desse comportamento são desastrosas para a nossa vida, como vimos a cima.


O que me leva a pensar que o aumento drástico de pessoas sofrendo de depressão, estresse e ansiedade na nossa época, se deve muito a esse fator.


Se livrar desse comportamento tão prejudicial não é só uma questão de aprender a se organizar, usar planners ou aplicativos de gerenciamento de tempo, como muitas pessoas julgam, mas requer uma MUDANÇA DE MENTALIDADE e um grande esforço e disposição para pôr em prática a coisa certa a se fazer.


O que a Palavra de Deus nos diz sobre mudança de mente?

 



Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. -  Romanos 12:1-2

 

OFERECER O CORPO EM SACRIFICIO VIVO A DEUS = não podemos viver em função dos nossos prazeres e desejos mas mortificar o nosso corpo e vontades para nos submeter à vontade de Deus.

NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO = não podemos viver nos padrões do mundo, não podemos nos deixar levar pelo que normatizam, mas viver pelos padrões da Palavra de Deus.

DEIXEM QUE DEUS OS TRANSFORME PELA RENOVAÇÃO DA MENTE = quando nos enchemos de Deus, da sua Palavra e da sua Presença, somos libertos da mentalidade de escravos e passamos a ter a mentalidade de Filhos.

PARA QUE POSSAM EXPERIMENTAR A BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS = usufruir das bênçãos e frutos da realidade do Reino em nossas vidas.

 

Finalizo essa segunda parte te convidando, Spark, a fazer uma autorreflexão sobre como você tem se posicionado diante das investidas desses 02 ladrões de tempo?


CONTEMPLE E MEDITE NISSO POR UM TEMPO.


Quer compartilhar comigo e com a comunidade o que você pensa sobre esse assunto? Eu adoraria ler seu comentário.

 

Esse assunto continua no próximo POST, combinado?!

Que ler a Parte 03 agora? Clique aqui.

51 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page