top of page

Blog

Por que Deus nos leva ao Deserto?

Atualizado: 23 de dez. de 2023


Mulher caminhando no deserto de areia
Por que Deus nos leva ao Deserto?

Você está cansada, passando por uma fase muito difícil que parece interminável, onde só um milagre ou alguns milagres podem resolver os seus problemas? E mesmo orando muito para Deus te tirar desse lugar a impressão é que Ele não está te ouvindo nesse pedido?!


Provavelmente você está passando por um deserto.

No vocabulário crentês/cristão, DESERTO é o mesmo que PROCESSO.

Portanto, entendemos que é um processo, permitido por Deus, pelo qual precisamos passar. Mas por quê?



Vamos primeiro entender a analogia.


Vamos visitar a história do povo de Israel quando foi tirado, liberto da escravidão na terra do Egito, através da liderança de Moisés.

Na bíblia você pode ler todo esse relado no livro de Êxodo.


Jacó / Israel leva toda a sua família, ou seja, seus 12 filhos, com suas famílias, para viver no Egito, fugindo da grande fome que assolava a Terra, a convite de José, seu outro filho que havia sido vendido como escravo, mas que se tornou Governador do Egito.

400 anos depois, os descendentes de Jacó eram já incontáveis na terra do Egito, tornando-se em 12 grandes tribos e o Faraó desse tempo não conhecia José e não havia nele o compromisso de honrar a consideração do Egito para com ele. Então, preocupado com o tamanho e força desse povo numeroso, decidiu escraviza-los, subjuga-los para que não tivessem força de se levantar contra o Egito e nem abandonar a terra, por causa da sua mão de obra necessária.

Pensem, foram 400, + de 4 gerações de hebreus que nasceram dentro da terra do Egito. Principalmente depois que se tornaram escravos e subjugados, toda a cultura hebreia que carregavam, suas crenças (herança de Abraão) estavam diluídas pela cultura do Egito. Havia mais do Egito neles do que da sua própria cultura. Se tornaram idólatras, cultuando os deuses do Egito e misturando os costumes. Mas era um povo sofrido, que clamava ao Deus de seus pais para que os libertassem daquele lugar.

Na verdade eles sabiam que existia uma profecia e uma promessa de libertação que havia sido feita para Abraão, onde Deus dizia:



“Sabe, com toda a certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. Contudo Eu julgarei e castigarei a nação que a fizer sujeitar-se à escravidão; e depois de muitas aflições, teus descendentes sairão livres, levando muitas riquezas!" - Gênesis 15:12-14


Também havia as promessas de Deus para Abraão, Isaque e Jacó, que a seus descendentes seria dada uma terra, a terra de Canaã.


Gênesis 13:15 - promessa a Abraão

Gênesis 26:03 - promessa a Isaque

Gênesis 35:12 - promessa a Jacó


Eles criam que esse tempo de libertação estava próximo e oravam por isso.

Deus ouviu o clamor do seu povo e recrutou Moisés para libertá-los e guiá-los.


Disse mais o Senhor a Moisés: “Leva este povo, que trouxeste do Egito, para a terra que prometi a Abraão, a Isaque e a Jacob, porque lhes prometi: Darei esta terra aos vossos descendentes.

Mandarei um anjo na vossa frente para expulsar de lá os cananeus, os amorreus, os hititas, os perizeus, os heveus e os jebuseus. 3 É uma terra onde jorra leite e mel. - Êxodo 33:1-2


Deus cumpriu todas as suas promessas, Ele resgatou o seu povo do Egito com mão forte e sobrenatural através de Moisés. Aquele povo viu muitos sinais e maravilhas acontecerem para que fossem libertos, como as 10 pragas que castigaram o Egito e a abertura do mar vermelho.

Mesmo assim, com todos esses sinais, a cada dificuldade eles reclamavam e murmuravam, eles duvidavam dos planos e propósitos de Deus. Eles frequentemente desobedeciam aos mandamentos de Deus e olhavam para o passado, para o Egito e sentiam saudades da escravidão (do pecado).

Eles carregavam o Egito no coração e na mente deles.


Deus queria os levar para o lugar da promessa, porém, eles não podiam entrar na terra prometida com mentalidade de escravo e cheios da cultura do Egito. Eles eram o povo santo de Deus, e deveriam entrar limpos, separados, transformados e com a mentalidade de filhos.



Aconteceram muitas coisas nessa jornada, entre a saída do Egito e a entrada em Canaã, e se passaram 40 anos.

O DESERTO era o único caminho, e no deserto Deus pretendia ensinar o seu povo a serem filhos e não escravos. No deserto Ele proveu tudo o que precisavam para viverem, comida, água, roupas e sandálias que não se desgastavam e cresciam com as crianças. Proteção, sombra, luz e calor.

O deserto é o lugar que aprendemos a DEPENDER EXCLUSIVAMENTE de Deus, porque não há nada que possamos fazer no deserto para construir, conquistar, plantar ou colher. Não tem como "trabalhar e merecer" no deserto. Este é o lugar onde "obedecemos e somos supridos". É o lugar da desintoxicação, da libertação e da educação na Cultura do Reino.

É no deserto que renovamos a nossa mente, transformando-as de escravos para filhos.


Primeiro Deus nos tira do Egito = da escravidão do pecado, através de Jesus, que foi tipificado em Moisés. E depois Ele nos faz passar pelo deserto = processo antes de chegar na terra prometida (Nova Jerusalém prometida a nós na nova Aliança) para poder tirar o Egito de nós.

Quando saímos do mundo para o Reino de Deus, ainda carregamos em nós a cultura do mundo, a mentalidade do mundo, os deuses, os ídolos, a ingratidão, a murmuração, a falta de fé, o medo, a desobediência...

Por isso precisamos passar pelo deserto, para mudar a nossa mentalidade e aprendermos a viver na mentalidade do Reino.


Portanto, se você se encontra no deserto, no meio de um processo doloroso na sua vida, saiba que Deus quer usar esse tempo para transformar você e sair desse lugar depende muito mais da sua resposta do que da resposta de Deus.


O que você deve fazer:

- Buscar ao Senhor;

- Ouvir e receber com o coração submisso as suas Palavras;

- Obedecer.



Existem áreas da nossa vida que só enxergamos a sujeira, as falhas, o pecado, quando somos confrontados no processo.

Então, se permita ser tratada por Deus, que é o seu Pai, te ama e quer o melhor pra você. Confie nEle. Não duvide. E obedeça.


Se você fizer essas 03 coisas, logo você sairá desse deserto, transformada, renovada e amadurecida.


***

Mas os planos de Deus não eram que eles ficassem 40 anos no deserto, era para ser uma jornada mais rápida.

Então, o que os fez ficarem 40 anos presos no deserto?

A obstinação (insubmissão e desobediência), a murmuração e o medo (falta de fé).


No livro de Números cap. 14 (leia depois) você verá os 12 espias (um de cada tribo) sendo enviados para espiar a terra de Canaã por 40 dias.

Quando eles voltam, apenas Calebe e Josué relatam o que viram de forma positiva (com a mentalidade de filho, do Reino), com fé nas promessas de Deus, os outros voltam com medo e induzem o povo a se rebelarem contra Moisés e a desejarem voltar para o Egito. Eles viram o tamanho e a potencia dos povos que habitavam a terra que Deus disse que daria a eles e ficaram com muito medo.


=> Obstinação (insubmissão e desobediência), murmuração e medo (falta de fé).



Veja esses textos:


"E disse o Senhor: Conforme a tua palavra, lhe perdoei. 21 Porém, tão certamente como eu vivo e como a glória do Senhor encherá toda a terra, 22 todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz, 23 não verão a terra de que a seus pais jurei, e até nenhum daqueles que me provocaram a verá." - Números 14:20-23


"Assim como eu vivo, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. 29 Neste deserto cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes; 30 não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela..." - Números 14:26-30



"o vosso cadáver cairá neste deserto. 33 E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que o vosso cadáver se consuma neste deserto. 34 Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniquidades quarenta anos e conhecereis o meu afastamento. 35 Eu, o Senhor, falei. E assim farei a toda esta má congregação, que se levantou contra mim; neste deserto, se consumirão e aí falecerão." - Números 14:32-35


A minha oração, quase que diária a Deus é que eu não seja como aqueles espias, eu não quero ser insubmissa, não quero duvidar e nem murmurar. Quero ser filha, quero viver os propósitos de Deus pra mim.


Infelizmente, tem gente que morre no deserto, sem nunca ter experienciado as promessas do Senhor.


E você? Como será o seu processo daqui em diante?

21 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Leandra Moreira
Leandra Moreira
Dec 18, 2023

Que forte!!!

Like
bottom of page