top of page

Blog

Os 12 Discípulos de Jesus

Atualizado: 21 de ago.


Os 12 Discípulos de Jesus
Os 12 Discípulos de Jesus

Nomes, Histórias e Martírios


Os 12 discípulos de Jesus desempenharam papéis fundamentais na disseminação do Cristianismo e na formação da Igreja primitiva. Cada um deles tinha uma história única e contribuiu de maneiras diversas para o ministério de Jesus. Neste post, vamos explorar os nomes, as histórias e os martírios dos 12 discípulos, baseando-nos nas informações mais aceitas entre historiadores e teólogos.


1. Pedro (Simão Pedro)

Pedro, também conhecido como Simão Pedro, foi um pescador de Betsaida e irmão de André. Ele é muitas vezes considerado o líder dos discípulos. Jesus deu-lhe o nome de Pedro, que significa "pedra". Pedro é conhecido por sua confissão de Jesus como o Cristo e por negar Jesus três vezes antes da crucificação, mas também por sua restauração e liderança na igreja primitiva. De acordo com a tradição, Pedro foi crucificado de cabeça para baixo em Roma durante a perseguição de Nero.



2. André

André era irmão de Pedro e também um pescador. Ele foi um dos primeiros discípulos a seguir Jesus, após ter sido discípulo de João Batista. André é conhecido por ter trazido seu irmão Pedro a Jesus e por ser um evangelista ativo. A tradição diz que ele foi crucificado em uma cruz em forma de X, na Grécia, conhecida como a Cruz de Santo André.


3. Tiago, filho de Zebedeu

Tiago, juntamente com seu irmão João, era filho de Zebedeu e conhecido como um dos "filhos do trovão". Ele fazia parte do círculo íntimo de Jesus e testemunhou eventos importantes como a Transfiguração. Tiago foi o primeiro discípulo a ser martirizado, por ordem de Herodes Agripa I, sendo morto pela espada (Atos 12:1-2).


4. João

João, irmão de Tiago e filho de Zebedeu, também fazia parte do círculo íntimo de Jesus. Ele é tradicionalmente considerado o autor do Evangelho de João, das três Epístolas de João e do Apocalipse. João viveu até uma idade avançada e foi exilado na ilha de Patmos. De acordo com a tradição, ele morreu de causas naturais, sendo o único dos apóstolos a não ser martirizado.


5. Filipe

Filipe era de Betsaida, a mesma cidade de Pedro e André. Ele é conhecido por trazer Natanael a Jesus e por sua interação com o eunuco etíope, descrita no livro de Atos. Filipe desempenhou um papel significativo na expansão inicial do Cristianismo. A tradição diz que ele foi martirizado em Hierápolis, sendo crucificado de cabeça para baixo.



6. Bartolomeu (Natanael)

Bartolomeu é frequentemente identificado com Natanael, que foi trazido a Jesus por Filipe. Ele é elogiado por Jesus como um "verdadeiro israelita, em quem não há dolo". Bartolomeu teria levado o Evangelho à Índia e Armênia. A tradição afirma que ele foi esfolado vivo e depois decapitado na Armênia.


7. Tomé (Dídimo)

Tomé é muitas vezes lembrado como "Tomé, o Dúvida" por sua hesitação em acreditar na ressurreição de Jesus sem vê-lo pessoalmente. No entanto, após seu encontro com o Cristo ressuscitado, ele fez uma das maiores confissões de fé, chamando Jesus de "Meu Senhor e meu Deus". Tomé teria levado o Evangelho à Índia, onde é venerado como um dos fundadores da igreja indiana. Ele teria sido martirizado por ser atravessado por lanças.


8. Mateus (Levi)

Mateus era um cobrador de impostos antes de seguir Jesus. Ele é tradicionalmente considerado o autor do Evangelho de Mateus. Como cobrador de impostos, Mateus teria sido um outcast entre os judeus, mas seu chamado demonstra a graça e o alcance do ministério de Jesus. A tradição sugere que ele foi martirizado na Etiópia, possivelmente por ferimento de espada.


9. Tiago, filho de Alfeu

Tiago, filho de Alfeu, é muitas vezes chamado de "Tiago, o Menor" para distingui-lo de Tiago, filho de Zebedeu. Pouco se sabe sobre ele, mas é mencionado nas listas dos apóstolos nos Evangelhos. A tradição afirma que ele foi crucificado no Egito.


10. Tadeu (Judas, filho de Tiago/Lebeu)

Tadeu é também chamado de Judas, filho de Tiago, ou Lebeu. Ele é conhecido por sua pergunta a Jesus na Última Ceia sobre por que Jesus se revelaria aos discípulos e não ao mundo. Ele teria levado o Evangelho à Mesopotâmia e outras regiões. A tradição sugere que ele foi martirizado, possivelmente sendo morto a machadadas.


11. Simão, o Zelote

Simão era conhecido como "o Zelote", sugerindo que ele poderia ter sido parte de um movimento nacionalista judaico. Pouco se sabe sobre ele, mas é mencionado nas listas dos apóstolos. A tradição diz que ele pregou o Evangelho em várias partes do mundo e foi martirizado, possivelmente sendo serrado ao meio na Pérsia.


12. Judas Iscariotes

Judas Iscariotes é infame por ter traído Jesus por trinta moedas de prata. Após sua traição, ele sentiu remorso e se suicidou, enforcando-se. Sua posição entre os doze foi posteriormente preenchida por Matias.


Os 12 discípulos de Jesus eram um grupo diverso de homens com diferentes antecedentes e personalidades. Suas histórias individuais e coletivas formam uma parte essencial da narrativa cristã e da história da igreja primitiva. Cada um deles desempenhou um papel único no ministério de Jesus e na propagação do Cristianismo pelo mundo, muitas vezes ao custo de suas próprias vidas.


Lembre-se: Ninguém se entrega a morte por uma mentira. Esses homens deram a vida pela verdade do Evangelho de Cristo.

 



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page