top of page

Blog

Nada Escapa do Controle de Deus, nem a nossa dor!

Atualizado: 2 de out. de 2023


José no Egito
José no Egito

Hello, hello, minhas tochas! 🔥

Tudo bem com vocês? 💜💜

Vamos de Devocional hoje?!


Aqui em casa temos uma rotina de devocional com o Daniel (meu filho que hoje tem 08 anos)... intercalamos entre eu e meu marido, e cada noite um vai com ele para o quarto antes de dormir, lemos um texto da bíblia com ele, fazemos uma compreensão do texto, uma aplicação na vida e uma oração.


Esses dias estamos estudando e meditando na história de José, filho de Jacó (Israel) que foi vendido como escravo no Egito, pelos seus irmãos. E eu também tenho meditado nesses textos no meu devocional pessoal e quero compartilhar com vocês o que Deus tem falado ao meu coração.

Essa história está no livro de Gênesis, dos capítulos 37 a 50. Leia depois.


Sabemos que José é um dos filhos de Jacó, o qual ele mais amava porque era filho de Raquel e por essa razão seus irmãos tinham inveja e ressentimento dele. Um dia, seus irmãos (filhos das outras mulheres de Jacó), tramaram contra a vida de José, quiseram matá-lo, mas Ruben, o mais velho, convenceu-os a somente deixá-lo numa cisterna. Judá, outro de seus irmãos, vendo uma caravana de ismaelitas, teve a ideia de vender José a eles, assim o levariam embora. Ao retornarem ao seu pai Jacó, com sua túnica rasgada e cheia de sangue, disseram que ele havia sido morto por algum animal.


Mas o Senhor Deus estava com José, e em tudo o fazia prosperar, como escravo e como prisioneiro, e 13 anos depois, José se torna a 2ª autoridade de todo o Egito. De escravo e prisioneiro de Potifar à Governador do Egito.


Quando seus irmãos vão ao Egito em busca de alimento durante um período de muita escassez de alimento em toda a Terra, José os reconhece, mas eles não o reconhecem, já que estava mais velho e sua aparência já era de um egípcio. José bola um plano para que trouxessem seu irmão mais novo (filho de sua mãe) e então, quando Benjamim chega com seus irmãos no Egito, diante de José, ele se revela o irmão que havia sido vendido como escravo.


Então, nos versículos 5 a 8, do capítulo 45, ele diz ao seus irmãos:


"Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos ireis convosco mesmos, por terdes me vendido para cá; pois Deus me enviou adiante de vós para preservar a vida.

Por estes dois anos a fome esteve na terra; e ainda há cinco anos nos quais não haverá cultivo nem colheita.

E Deus me enviou adiante de vós para preservar para vós uma posteridade na terra, e para salvar as vossas vidas com grande livramento.

Então, agora, não fostes vós que me enviastes aqui, mas Deus. E ele me fez pai de Faraó, e senhor sobre toda a sua casa, e governador de toda a terra do Egito."


Diante desse ENTENDIMENTO incrível de José, sobre o que aconteceu à ele, o que nós podemos aprender?


1 - Deus sempre revela de antemão o que pretende fazer aos seus filhos mais chegados e obedientes.

Ele revelou a José que seus pais e seus irmãos se curvariam diante dele, através de sonhos. Nem sempre Deus usa os mesmos canais, precisamos estar atentos à sua voz, mas Ele sente prazer em compartilhar conosco os seus planos. Nem sempre com detalhes, para que não nos assustemos, mas com certeza, Ele nos aponta o nosso destino. Precisamos estar atentas.


2 - Ele nunca perde o controle. Ele é soberano e a sua vontade, seus planos e propósitos sempre se cumprem, mesmo com a intervenção do livre arbítrio do homem.

Tudo "parecia" perdido quando José foi vendido como escravo no Egito, mas ao se manter fiel ao Senhor, ao Deus de seus pais, Deus também o honrou mesmo na "escravidão" e o fazia prosperar. E tudo estava no controle dEle, inclusive quando José é preso por causa de um falso testemunho. Podemos sofrer traições e calúnias durante a nossa jornada, podemos até ser forçados a sair do nosso lugar de conforto, mas Ele tem um plano superior e se permanecermos fiel, Ele fará grandes coisas através do aparente mal que nos sobreveio.

Deus sabia que os descentes de Jacó precisavam sobreviver a grande fome que assolaria a Terra, e colocou José no lugar certo, na hora certa, para salvá-los, pois Deus é fiel às suas promessas e a descendencia de Jacó tinha que sobreviver e se multiplicar sobre a Terra para se tornarem uma grande Nação, pois essa foi a sua promessa feita a Abraão, a Isaque e a Jacó.


Deus também liberou Palavras sobre a sua vida, algumas delas já foram reveladas na bíblia, outras serão reveladas diretamente ao seu coração, pelo Espírito Santo.

Durante a nossa jornada, Deus reservou a nós planos, projetos, propósitos, missões, bênçãos, alegrias, sonhos, realizações...

Esteja atenta, Ele está te apontando para o seu destino, e nada vai impedir que você chegue lá, nada escapa do controle de Deus, nem a sua dor, desde que você se mantenha fiel à Ele.


Ele é capaz de ressignificar qualquer mal ou dor que tenham feito a você, e usar isso para te curar, e através de você outras pessoas possam ser curadas, alcançadas e sejam abençoadas.

Ele sabe para onde quer te levar. Apenas confie, permita e obedeça.


Eu sei que você pode estar passando por momentos muito difíceis, mas confie no Senhor!


"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

E serei achado de vós, diz o Senhor..." - Jeremias 29:11-14


"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." - Romanos 8:28


Seja forte e corajosa! Ele está com você!


Faça essa oração:

Senhor Deus, Pai amoroso e bondoso, Deus poderoso e soberano. Eu te louvo e te agradeço porque o Senhor se revela aos seus filhos amados e chegados.

Por isso quero me achegar a Ti e conhecer quais são os teus planos e propósitos para mim. Quero te buscar de todo o meu coração para te encontrar e conhecer os seus segredos.

Tenho sofrido e passado por momentos muito difíceis, tenho sentido muita dor no meu coração, senti medo, mas assim como José confiou no Senhor, quero confiar, e assim como ele foi fiel também quero ser. Me faça prosperar assim como o Senhor o fez, mesmo em meio a escravidão e na prisão, esteja comigo como o Senhor esteve com ele. Me dê sabedoria e me ajude. Eu abro meu coração e minha vida para que o Senhor me trate, me ensine, me amadureça, para que eu possa viver os seus planos e seus propósitos para mim. Para que a minha dor se transforme e bênçãos e cura para outras pessoas. Em nome de Jesus, Amém!


Agora toca o play: 👇👇


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page