top of page

Blog

Mergulhando no Estudo do Evangelho de Mateus - Capítulo 04 - Parte 02


ondas abstratas
Mergulhando no Evangelho de Mateus

Como prometido, essa é a SEGUNDA PARTE do Estudo do Capítulo 04 do Evangelho de Mateus.


Pegue a sua Bíblia e leia o capítulo 4 e se prepare para mergulhar mais uma vez nesses textos Bíblicos e aprender muito!


O COMEÇO DO MINISTÉRIO DA GALILÉIA

Jesus inicia seu ministério público na Galileia, após o batismo e as tentações no deserto. Sua mensagem central é o arrependimento, pois o Reino dos Céus está próximo.


Chamado e resposta: Jesus chama os discípulos para segui-lo, e eles respondem imediatamente, deixando tudo para trás. Isso ilustra a prontidão e a disposição para seguir a Cristo que todos os cristãos devem ter.


Missão de discipulado: Jesus chama os discípulos para se tornarem "pescadores de gente", indicando que seu papel seria atrair pessoas para o Reino de Deus. Isso mostra a importância do discipulado e da evangelização na vida cristã.


O poder de cura e ensino de Jesus: O relato destaca a autoridade de Jesus para ensinar nas sinagogas, pregar o evangelho do Reino e curar todo tipo de doenças e enfermidades. Isso mostra que Jesus não só ensinava sobre o Reino de Deus, mas também demonstrava seu poder através de milagres, validando sua mensagem e mostrando seu amor e compaixão pelos necessitados.


PERSONAGENS PRINCIPAIS DESSE CAPÍTULO:


João Batista: Embora não seja mencionado diretamente, sua prisão marca o início do ministério público de Jesus. Era primo de Jesus, um profeta e pregador judeu, conhecido por batizar as pessoas no rio Jordão, chamando-as ao arrependimento em preparação para o Reino dos Céus. Ele é descrito como um homem vestido com roupas feitas de pelos de camelo e cinto de couro, e sua dieta era composta de gafanhotos e mel silvestre. João Batista é uma figura importante no cristianismo, considerado o precursor de Jesus Cristo. Ele foi preso e posteriormente executado por ordem de Herodes Antipas.


Pedro, André, Tiago e João: Os primeiros discípulos chamados por Jesus. Eles eram pescadores e deixaram suas redes imediatamente para seguir a Jesus.


Pedro:

Pedro, originalmente chamado Simão, era um pescador da Betsaida, na Galileia, e um dos primeiros discípulos chamados por Jesus. Ele se tornou um dos líderes dos doze apóstolos e é considerado uma figura-chave no início do movimento cristão. Pedro é conhecido por sua personalidade impulsiva e por sua negação de Jesus durante sua prisão, além de sua subsequente restauração por Jesus após a ressurreição. Ele desempenhou um papel fundamental na propagação do cristianismo primitivo, especialmente entre os judeus.


André:

André era irmão de Pedro e também pescador em Betsaida. Ele foi um dos primeiros discípulos de Jesus, chamando a atenção de seu irmão para Jesus. André é conhecido por seu papel discreto nos Evangelhos, mas sua importância como um dos primeiros seguidores de Jesus é significativa. Ele é frequentemente associado à pregação do Evangelho na Grécia.


Tiago:

Tiago, filho de Zebedeu, era outro dos primeiros discípulos de Jesus e irmão de João. Ele também era pescador na Galileia. Tiago foi um dos três discípulos mais próximos de Jesus, junto com Pedro e João, testemunhando eventos importantes, como a transfiguração e a ressurreição da filha de Jairo. Tiago foi o primeiro dos apóstolos a ser martirizado, executado por Herodes Agripa I.


João:

João, irmão de Tiago, também era pescador na Galileia e um dos primeiros discípulos de Jesus. Ele é conhecido como "o discípulo amado" e é autor do Evangelho de João, das três epístolas de João e do livro do Apocalipse. João é considerado um dos apóstolos mais próximos de Jesus e testemunhou muitos eventos importantes em seu ministério. Ele é frequentemente retratado como o apóstolo da compreensão espiritual e do amor divino.


ELEMENTOS HISTÓRICOS:

A menção da prisão de João Batista e a atuação de Jesus na Galileia situam historicamente o início de seu ministério. A região da Galileia era culturalmente diversa e economicamente ativa.


A pesca era uma atividade comum na região, e Jesus usa a metáfora de pescadores de peixes para descrever o ministério que seus discípulos teriam de alcançar pessoas.


REFERÊNCIAS BÍBLICAS:

A citação de Isaías 9:1-2 mostra como Jesus cumpre as profecias do Antigo Testamento.

A menção de várias regiões de onde as multidões vinham para ver Jesus destaca a popularidade e a influência de seu ministério.


Esses elementos do capítulo 4 de Mateus estabelecem o cenário e o contexto para o ministério inicial de Jesus na Galileia, mostrando sua autoridade, ensinamentos e atração que exercia sobre as pessoas, além de iniciar a formação de seu grupo de discípulos.


Gostou, Spark? Então me deixe saber me deixando um comentário aqui em baixo.

Assim eu me animo para continuar fazendo esse tipo de conteúdo por aqui!


Um beijo e um cheiro, fui!





6 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page