Mergulhando no Estudo do Evangelho de Mateus - Capítulo 04 - Parte 01
- Pink Table
- 17 de abr. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 17 de abr. de 2024

Oie, Spark!
Hoje, nesse estudo, vamos mergulhar no capítulo 04 do Evangelho de Mateus, que conta a tentação de Jesus no deserto o início do seu Ministério. Esse é um dos textos mais interessantes da Bíblia na minha opinião, pois ele traz verdades que nem todo mundo está preparado para ouvir. Em contra partida há uma mensagem poderosíssima e transformadora por traz desse texto e vamos decifrá-la juntos.
Está com tudo pronto aí? Caderninho, caneta, marcadores, canequinha de café? Se ajeita que eu te espero!
Abra a sua Bíblia no Evangelho de Mateus e leia o capítulo 4.
Leu? Agora vamos estudá-lo.
ELEMENTOS HISTÓRICOS:
O capítulo 4 de Mateus descreve o início do ministério público de Jesus, após seu batismo por João Batista. Ele começa sua pregação na região da Galileia, que era uma área culturalmente diversa e economicamente ativa durante o período do Segundo Templo.
Dissecando e mergulhando no texto:
A TENTAÇÃO DE JESUS:
Versículo 1: A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Note que Jesus foi levado ao deserto:
pelo Espírito (Santo)
para ser tentado pelo diabo
Sim, o próprio Deus pode nos levar aos "desertos" = processos difíceis, para sermos testados. Isso faz parte da vida cristã, principalmente antes de sermos ativados para um ministério, um chamado.
O deserto nos separa, nos tira de circulação, nos obriga a silenciar e aguça os nossos sentidos para ouvir e entender a sua voz. O deserto nos testa, nos amadurece, nos ensina e nos prepara.
Cris, mas quem tentou Jesus foi o diabo!
Sim, com permissão de Deus. Foi assim com Jó ( Jó 1:12 | Jó 2:6), foi assim com Pedro (Lucas 22:31-34).
Jesus estava sendo testado antes de começar seu ministério.
Lembre-se: o diabo só faz o que quer com que é dele, por legalidade, através de uma vida de pecado. Mas para tocar na vida de um cristão obediente, ele precisa de autorização especial, portanto, Deus permite se for da sua Vontade e Propósito.
Quero deixar uma mensagem especial para você:
Se você tem andado em temor e obediência a Deus, mas mesmo assim, encontra-se em um processo de vida difícil, fique firme e não desanime. Você está prestes a romper em um poderoso ministério!
Versículos 2 e 3: E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus:
O texto nos deixa implícito que Jesus foi tentado por todos os 40 dias, mas nos relata apenas as 03 ultimas tentações, que Mateus julgou serem as mais importantes.
Versículos 3 e 4: Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães.
Jesus, porém, respondeu: — Está escrito: "O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus."
Note que o diabo espera o auge da fome e da necessidade física de Jesus para provocá-lo. Ele diz: Se você é o Filho...
Ele não diz: Se você for o Filho...
Ambos sabiam a verdade, Jesus não duvidava ser Filho de Deus, nem o diabo queria colocar isso a prova, mas a intenção era fazer com que Jesus usasse o poder de "SER FILHO" para satisfazer suas próprias necessidades.
Jesus responde e vence essa tentação utilizando de um texto bíblico, Deuteronômio 8:3 que conta a passagem do povo hebreu pelos 40 anos no deserto, e que precisavam aprender que seriam sustentados em TODAS AS SUAS NECESSIDADES pela Palavra de Deus, ou seja, pela promessa; que Deus não os abandonaria, desde que O OBEDECESSEM.
Portanto, Jesus estava dizendo (parafraseando): "Só farei o que o meu Pai pedir, ando debaixo da sua Palavra e confio plenamente nEle de que todas as minhas necessidades serão supridas."
Versículos 5 - 7: Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e disse: — Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, porque está escrito: "Aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito. E eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra."
Jesus respondeu: — Também está escrito: "Não ponha à prova o Senhor, seu Deus."
Nesta tentação, Satanás distorce o significado do Salmo 91, tentando fazer com que Jesus o aplique de forma imprópria e imprudente para testar a Deus. Jesus responde corretamente, citando outro versículo das Escrituras para rejeitar a tentação: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’" (Mateus 4:7, NVI), referindo-se a Deuteronômio 6:16.
Versículos 8 - 10: O diabo ainda levou Jesus a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e disse: — Tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar.
Então Jesus lhe ordenou: — Vá embora, Satanás, porque está escrito: "Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele."
É claro que o diabo sabia que todas as Nações seriam dadas a Jesus no devido tempo.
Mas até que o tempo se cumpra, as Nações (no sentido do sistema político e espiritual do mundo) pertence a satanás. É isso que os seguintes textos nos mostram: 1 João 5:19 | 2 Coríntios 4:4 | Efésios 6:11-12 | Apocalipse 12:9
A proposta do diabo para Jesus, portanto, era:
Parafraseando: "Você não precisa cumprir o seu propósito (ser humilhado, sofrer e morrer) por essa gente, obedecendo cegamente o seu PAI. Eu posso te dar os reinos sem que você passe por sofrimento, basta me adorar."
Mas Jesus o vence citado mais uma vez as escrituras (Deuteronômio 6:13) e demonstrando OBEDIENCIA TOTAL A DEUS e o manda embora.
Jesus foi claro, vou cumprir o propósito para o qual fui designado.
Jesus confiou em Deus, nos planos de Deus e OBEDECEU.
Não se esqueça, Jesus, nesse momento era tão humano quanto eu e você.
Elementos Geográficos:
A maior parte do capítulo 4 se passa na região da Galileia, incluindo as cidades de Betsaida, Cafarnaum e as montanhas próximas. Essa região era conhecida por sua diversidade étnica e cultural, refletida na presença de judeus, samaritanos e gentios.
Judeus: O termo "judeu" tem origem na palavra "Judá", que era uma das doze tribos de Israel. Após a morte do rei Salomão, o reino de Israel foi dividido em dois: o Reino de Israel, ao norte, e o Reino de Judá, ao sul, onde ficava a tribo de Judá. Quando o Reino de Israel foi conquistado pelos assírios em 722 a.C., muitos israelitas do Reino do Norte se misturaram com outras culturas e foram assimilados, perdendo sua identidade étnica e religiosa. Os judeus, portanto, eram descendentes dos habitantes do Reino de Judá, especialmente da tribo de Judá, e mantiveram sua identidade étnica e religiosa ao longo dos séculos. O termo "judeu" passou a ser usado para se referir a todos os descendentes das tribos de Judá e Benjamim, bem como dos levitas que viviam no Reino de Judá, e mais tarde, também incluiu os descendentes dos exilados de outras tribos. Assim, a transição dos israelitas para judeus ocorreu ao longo do tempo, conforme a identidade étnica e religiosa dos habitantes do Reino de Judá se consolidou e se manteve ao longo da história. Na época de Jesus, os judeus eram os habitantes da Judeia, a região central de Israel, e de outras áreas próximas, como a Galileia e a Samaria. Eles estavam sob domínio romano e viviam em um contexto político e religioso tenso. Consideravam Jerusalém e o Templo de Jerusalém como locais sagrados, onde realizavam seus rituais religiosos, como sacrifícios e festas religiosas.
Samaritanos: Os samaritanos eram um grupo étnico-religioso que vivia na região da Samaria, ao norte da Judeia. Eles eram descendentes das tribos de Efraim e Manassés, e praticavam uma forma de judaísmo diferente dos judeus da Judeia. Os samaritanos tinham seu próprio lugar de culto no monte Gerizim e não reconheciam o Templo de Jerusalém como o local correto de adoração.
Gentios: O termo "gentios" era usado pelos judeus para se referir a todas as pessoas que não eram judeus, ou seja, não faziam parte do povo escolhido de Deus. Os gentios incluíam pessoas de diversas origens étnicas e culturais, e não seguiam as práticas religiosas judaicas.
Elementos Culturais:
A escolha de Jesus de iniciar seu ministério na Galileia, longe do centro religioso e político de Jerusalém, pode ter sido uma estratégia consciente para alcançar uma audiência mais diversificada e aberta às suas mensagens. Isso mostra a universalidade da mensagem de Jesus e seu desejo de alcançar todas as pessoas, não apenas os judeus.
Esses elementos destacam a importância da Galileia no ministério de Jesus, sua conexão com as profecias do Antigo Testamento e sua abordagem inclusiva e universal de pregação e ensino.
Referências do Antigo Testamento:
Mateus 4:15-16 cita Isaías 9:1-2, que profetiza a vinda da luz para a região da Galileia, mostrando como a presença de Jesus cumpre as Escrituras e traz esperança para o povo.
Sparks, como este é um capítulo rico de informações, precisamos dividir o estudo dele em duas partes.
Espero que você esteja gostando. Me conta aqui nos comentários. Combinado?
Nos vemos na parte 2.
Só não aprende quem não quer mesmo!!!
Olha quanta informação e conhecimento. Mergulhando em 3,2,1...
Vou devorar essa série!!! Amo o Evangelho de Mateus!😍 Obrigada por tanta dedicação em trazer um conteúdo tão rico!🤗