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Mergulhando no Estudo do Evangelho de Mateus - Capítulo 03


ondas abstratas
Mergulhando no Evangelho de Mateus

O capítulo 3 do Evangelho de Mateus descreve o ministério de João Batista, que veio como precursor do Messias, preparando o caminho para Jesus Cristo.


Este é o nosso Estudo do Evangelho de Mateus capítulo 03.

A proposta dessa série maravilhosa é mergulharmos em cada capítulo detalhando, dissecando cada elemento como se pudéssemos vivenciar cada momento e crescer em entendimento e fé.

Vamos mergulhar juntas(os)?


 

Esse capítulo pode ser interpretado teologicamente de várias maneiras significativas:


Preparação e Arrependimento: João Batista pregava um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados, simbolizando a necessidade de preparação espiritual para a vinda do Messias. Isso destaca a importância do arrependimento e da transformação pessoal como parte da experiência da salvação.


Cumprimento das Escrituras: O ministério de João Batista cumpriu as profecias do Antigo Testamento, especialmente em Isaías 40:3, que diz: "Uma voz clama: 'No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam retas no deserto uma vereda para o nosso Deus'". Isso demonstra a continuidade e a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas ao enviar o Messias.


Identificação de Jesus como o Messias: O batismo de Jesus por João Batista é um momento crucial que marca o início de seu ministério público. A descida do Espírito Santo sobre Jesus e a voz do Pai que o declara como seu Filho amado são eventos que confirmam a identidade divina de Jesus como o Messias esperado.


Início da Nova Aliança: O batismo de Jesus inaugura o início da Nova Aliança entre Deus e seu povo, substituindo a Antiga Aliança baseada na lei por uma aliança baseada na graça e na fé em Jesus Cristo. Isso aponta para a universalidade da salvação oferecida por meio de Jesus a todas as pessoas.


Em resumo, o capítulo 3 de Mateus apresenta importantes temas teológicos, como preparação espiritual, cumprimento das Escrituras, identificação de Jesus como o Messias e início da Nova Aliança, todos eles apontando para a obra redentora de Jesus Cristo e sua importância na história da salvação.


ELEMENTOS CULTURAIS:


A declaração feita por Deus, descrita no capítulo 03 de Mateus, logo após o batismo de Jesus é claramente uma referência à declaração feita durante o ritual judaico do brit milah, que é a circuncisão de um bebê do sexo masculino, geralmente realizada quando ele tem oito dias de vida. Durante o brit milah, o pai recita uma bênção especial conhecida como "Birkat HaBanim" (Bênção dos Filhos), na qual ele declara: "Este é meu filho amado, em quem me agrado".


Essa semelhança linguística e temática pode ser vista como uma conexão simbólica entre o batismo de Jesus e o ritual judaico de circuncisão, enfatizando que Jesus era de fato o Filho de Deus e que era enviado e amado Ele. Ou seja, para os judeus que estavam presentes no momento do batismo de Jesus, ouvir essa voz, dizendo justamente essa frase, era um fator muito relevante, pois todos entendiam, culturalmente, a importância dessa AFIRMAÇÃO E VALIDAÇÃO.


ELEMENTOS HISTÓRICOS:


O capítulo 3 de Mateus descreve o ministério de João Batista no deserto da Judeia, pregando o arrependimento e o batismo para o perdão dos pecados. Esse período histórico coincide com o início do ministério público de Jesus e é situado no contexto do governo de Herodes Antipas e Pôncio Pilatos.


Quem foi Herodes Antipas:


Ascensão ao Poder:

Herodes Antipas era filho de Herodes, o Grande, e foi designado por seu pai para governar a região da Galileia e Perea após a morte deste. Sua ascensão ao poder ocorreu por volta de 4 a.C.

Reinado e Atos Históricos:

Durante seu reinado, Herodes Antipas é conhecido por ter realizado algumas obras públicas, incluindo a reconstrução da cidade de Betsaida e a construção da cidade de Tiberíades. No entanto, ele é mais conhecido por seu envolvimento nos eventos que levaram à prisão e execução de João Batista, profeta que criticava seu casamento com Herodias, esposa de seu meio-irmão.

Relação com os Romanos:

Herodes Antipas manteve uma relação complexa com os romanos. Ele dependia do apoio romano para manter seu poder, mas também tinha que equilibrar suas políticas com as expectativas romanas. Seu relacionamento com o imperador romano Calígula, por exemplo, foi marcado por desafios e incertezas.

Morte:

Herodes Antipas foi deposto e exilado em 39 d.C. por ordem do imperador Calígula, sendo substituído por seu sobrinho Agripa I. Ele morreu exilado na Espanha, onde viveu até o fim de seus dias.


Quem foi Poncio Pilatos:


Pôncio Pilatos foi o quinto governador romano da província romana da Judeia, servindo de aproximadamente 26 a 36 d.C. Ele é mais conhecido por seu papel no julgamento e na condenação de Jesus Cristo à crucificação, conforme descrito nos Evangelhos. Pilatos é retratado como um líder vacilante, cedendo à pressão dos líderes judeus para condenar Jesus, apesar de não encontrar nele culpa digna de morte. Sua governança foi marcada por conflitos com os judeus e relatos de brutalidade, levando a várias queixas contra ele em Roma. Pilatos é mencionado em fontes históricas além da Bíblia, mas os relatos sobre ele são limitados, e pouco se sabe sobre seu destino após seu governo na Judeia.


ELEMENTOS GEOGRÁFICOS:


O capítulo 3 menciona João Batista pregando e batizando às margens do rio Jordão, perto de Jerusalém. Esse local é significativo porque o rio Jordão era um local tradicional de batismo ritual judaico e também porque está próximo de lugares mencionados no Antigo Testamento, como o Mar Morto.


Atualmente, o Vale do Jordão constitui um significativo trecho da fronteira Israel-Jordânia e Palestina-Jordânia, constituindo um terço do território cisjordaniano.


Hoje, o Rio Jordão ainda existe e mantém sua importância histórica e religiosa. Muitos cristãos visitam suas margens para realizar batismos, recriando o simbolismo do batismo de Jesus por João Batista. Jerusalém também continua sendo uma cidade de grande importância religiosa, sendo o centro do judaísmo, cristianismo e islamismo. A cidade antiga de Jerusalém preserva muitos locais históricos, como o Muro das Lamentações e a Igreja do Santo Sepulcro, que são pontos de peregrinação para fiéis de diversas religiões.


Referências do Antigo Testamento:

Mateus 3:3 cita Isaías 40:3, que profetiza a voz do que clama no deserto, preparando o caminho do Senhor. Isso é aplicado a João Batista, que prepara o caminho para Jesus.

O batismo de João Batista também tem paralelos com rituais de purificação e arrependimento encontrados no Antigo Testamento, como o batismo no Tabernáculo (Levítico 16:4) e as águas de purificação (Números 19:17).


Esses elementos mostram como o ministério de João Batista estava enraizado na história e na cultura judaica, preparando o caminho para a chegada de Jesus como o Messias prometido.


Agora me conta aqui nos comentários se você está gostando dessa série e se está aprendendo com ela, combinado? É muito importante saber, para que eu possa sempre dedicar tempo e energia naquilo que mais chega ao seu coração.

Até a próxima.

Um beijo e um cheiro!


 



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