top of page

Blog

Mergulhando no Estudo do Evangelho de Mateus - Capítulo 01



Ondas Abstratas
Mergulhando no Evangelho de Mateus

Hoje começamos a mergulhar no Estudo do Evangelho de Mateus capítulo 01. De genealogias à profecias sobre o nascimento de Jesus, já notamos o quanto Mateus se dedicava a detalhes importantes.


Preparada(o)? Caderninho e Bíblia na mão? Café e Garrafinha de água? Então Bora!

Então Leia: Mateus Cap. 01


ELEMENTOS HISTÓRICOS:


Genealogia de Jesus: O capítulo começa com a genealogia de Jesus, traçando sua linhagem desde Abraão até José, o esposo de Maria. Isso era importante para os judeus, pois o Messias era esperado para vir da descendência de Abraão e de Davi.


Referência a Jeconias: Na genealogia, Mateus destaca Jeconias (também conhecido como Jeoaquim), um rei de Judá, cuja linhagem foi amaldiçoada em Jeremias 22:24-30. O objetivo é claramente mostrar como Deus cumpre as Escrituras (profecias).


ELEMENTOS GEOGRÁFICOS:


Belém: O capítulo menciona que Jesus nasceu em Belém, uma cidade a cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém. Belém era conhecida como a cidade natal do rei Davi e era significativa para os judeus como local de nascimento do Messias, conforme profetizado em Miquéias 5:2.


Nazaré: O capítulo também menciona que a família de Jesus era de Nazaré, uma cidade na Baixa Galileia. Nazaré era uma cidade pequena e não muito influente na época, e isso é relevante porque Jesus seria conhecido como "Jesus de Nazaré".



ELEMENTOS CULTURAIS:


Noivado e Casamento: O capítulo descreve o noivado de Maria e José, que era um compromisso legal mais sério do que um noivado moderno.


No tempo do nascimento de Jesus, o período de noivado judaico era considerado uma etapa importante e formal no processo de casamento judaico. Ele geralmente envolvia três estágios:


  1. Contrato de Noivado (Shiddukhin): Nesta fase, os pais ou representantes legais dos noivos negociavam os termos do casamento, incluindo o dote (mohar) que o noivo pagaria à noiva ou à sua família. Esse contrato era legalmente vinculativo e exigia um divórcio formal para ser dissolvido.

  2. Período de Noivado (erusin): Após o contrato de noivado, os noivos eram considerados legalmente casados, embora não vivessem juntos nem tivessem relações conjugais. Esse período geralmente durava cerca de um ano, durante o qual o noivo preparava a casa para receber a noiva.

  3. Cerimônia de Casamento (nissuin): Após o período de noivado, a cerimônia de casamento era realizada, geralmente com uma festa de casamento que podia durar vários dias. Após essa cerimônia, o casal começava a viver junto como marido e mulher.

Durante o período de noivado, a fidelidade era esperada tanto do noivo quanto da noiva, e a quebra do noivado era considerada séria e poderia requerer um divórcio. O noivado era visto como um compromisso sério e sagrado, refletindo o valor que a sociedade judaica atribuía ao casamento e à família.


Por essa razão vale muito entendermos e citarmos aqui que se José não acolhesse e decidisse denunciar Maria mediante a noticia de sua gravidez, a punição mais plausível de acordo com a lei judaica da época teria sido um divórcio público. O divórcio poderia ter sido acompanhado de vergonha pública e de possíveis consequências sociais para Maria, que seria rejeitada, repudiada, humilhada e isolada da comunidade.


E também é importante citar que dentro do contexto histórico e cultural da época, é plausível que Maria fosse uma adolescente jovem, com idades entre 13 e 16 anos. O casamento em idades jovens era comum na sociedade judaica da época, e as meninas muitas vezes eram consideradas aptas para o casamento logo após a puberdade (1ª ou 2ª menstruação).


Isso nos faz refletir sobre tamanha coragem, ousadia e principalmente OBEDIÊNCIA dessa jovenzinha, ao Deus de seu povo, que a escolheu para tão importante missão, de carregar em seu ventre o FILHO DE DEUS. Ela sabia que se José não a acolhesse seu destino poderia ser muito dificil, mas mesmo assim ela aceitou sua missão, e Deus por sua vez enviou o seu anjo para dizer tudo o que José precisava saber para que ele não duvidasse de Maria.

Os dois, Maria e José, foram exemplos de fidelidade e obediência ao Senhor.


O Nome Jesus: Mateus explica que Jesus foi assim chamado porque ele salvaria o povo de seus pecados. Isso era significativo porque o nome "Jesus" (ou Yeshua, em hebraico) significa "Yahweh é salvação", indicando o propósito da vinda de Jesus à Terra. Ele também faz referencia à Isaías 7:14, mostrando que o nascimento de Jesus cumpriu a profecia de que uma virgem conceberia e daria à luz um filho chamado Emanuel, que significa "Deus conosco".


Esses elementos históricos, geográficos e culturais fornecem um contexto importante para entender o nascimento e a genealogia de Jesus, bem como a maneira como Mateus apresenta esses eventos como cumprimento das Escrituras e das expectativas messiânicas dos judeus.


E por hoje é só! Fique com Deus, na sua santa Paz! E até a próxima.

22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page