top of page

Blog

Mergulhando no Estudo do Evangelho de Mateus - Cap 09 - Poder, Autoridade e Compaixão

Atualizado: 21 de ago.


Mergulhando no Evangelho de Mateus
Mergulhando no Evangelho de Mateus


Hoje estaremos mergulhando no Estudo do Evangelho de Mateus em seu capítulo 9, que nos apresenta uma série de milagres realizados por Jesus, bem como ensinamentos e interações com diferentes grupos de pessoas. Este capítulo demonstra o poder e a autoridade de Jesus sobre a doença, a morte, o pecado e as forças espirituais. Vamos explorar cada seção do capítulo com detalhes teológicos e contextuais.


 

1. A Cura do Paralítico (9:1-8)

1 E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama.

2 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.

3 E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema.

4 Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?

5 Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?

6 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

7 E, levantando-se, foi para sua casa.

8 E a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens.



  • Perdão dos Pecados: Jesus não apenas cura fisicamente, mas também espiritualmente, perdoando os pecados do paralítico. Este ato afirma a divindade de Jesus, pois somente Deus pode perdoar pecados (Isaías 43:25).

  • Autoridade do Filho do Homem: O título "Filho do Homem" é uma referência messiânica encontrada em Daniel 7:13-14. Jesus reivindica essa autoridade, demonstrando seu poder sobre o pecado e a doença.

  • Reação dos Escribas e da Multidão: Os escribas acusam Jesus de blasfêmia, mas a multidão glorifica a Deus. Esta reação mista é típica das interações de Jesus com diferentes grupos. Muitos os Escribas e Fariseus tinham seus corações endurecidos e cauterizados pelo pecado da corrupção, da hipocrisia e da religiosidade, que não conseguiram reconhecer que estavam diante do Messias prometido.


2. A Chamada de Mateus e o Banquete na Casa de Mateus (9:9-13)

9 E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.

10 E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.

11 E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?

12 Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.

13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.


  • Chamada de Mateus: A escolha de um coletor de impostos (considerado um traidor e pecador) como discípulo mostra a abrangência do chamado de Jesus. Ele vem para chamar aqueles que são desprezados pela sociedade, mas que estão dispostos a serem transformados por Ele.

  • Misericórdia e Não Sacrifício: Jesus cita Oséias 6:6, enfatizando que Deus valoriza a misericórdia sobre os rituais externos. Este é um tema recorrente nos profetas do Antigo Testamento (Amós 5:21-24; Miquéias 6:6-8).


3. O Jejum e o Vinho Novo em Odres Velhos (9:14-17)

14 Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam?

15 E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.

16 Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.

17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.



  • Esposo e Jejum: Jesus se identifica como o "esposo", uma imagem nupcial que remonta aos profetas, onde Deus é o esposo de Israel (Isaías 54:5; Oséias 2:19-20). Fica claro que Jesus esperava que seus discípulos jejuassem após a sua ascensão aos céus, mas que enquanto Ele, o noivo, estivesse presente, não era necessário. Isso reforça que o jejum é uma prática cristã, que os discípulos passaram a fazer em momento oportuno e nós também devemos, até que Ele volte e estejamos juntos dele.

  • Vinho Novo em Odres Novos: Esta metáfora aponta para a nova aliança que Jesus traz. A mensagem de Jesus não pode ser contida pelas antigas estruturas do judaísmo legalista.


4. A Cura da Mulher com Fluxo de Sangue e a Ressurreição da Filha de Jairo (9:18-26)

18 Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.

19 E Jesus, levantando-se, seguiu-o, ele e os seus discípulos.

20 E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa;

21 Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã.

22 E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.

23 E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço,

24 Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele.

25 E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se.

26 E espalhou-se aquela notícia por todo aquele país.


  • Fé e Cura: A cura da mulher e a ressurreição da filha de Jairo destacam a importância da fé. A mulher acreditava que apenas tocar a roupa de Jesus a curaria, e Jairo confiava que Jesus poderia ressuscitar sua filha. No entanto, a mulher desperta uma ação sobrenatural em Jesus, a sua fé era tão grande quanto a sua humildade de se considerar impura, que ela não ousou pedir, mas ao tocar-lhe, Jesus sentiu PODER sair dele. Note que Ele não precisou autorizar, o poder simplesmente saiu. Isso me leva a crer que há um nível de fé e um modo de tocar Jesus que libera poder sobre qualquer coisa que pedirmos. Que possamos alcançar esse nível.

  • Impureza Cerimonial: Segundo a lei judaica, tanto a mulher com fluxo de sangue (Levítico 15:25-27) quanto o contato com um cadáver (Números 19:11) tornavam uma pessoa cerimonialmente impura. Jesus, ao curar a mulher e tocar a menina morta, desafia e transcende essas leis de pureza.


5. A Cura dos Dois Cegos e do Mudo Endemoninhado (9:27-34)

27 E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi.

28 E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.

29 Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.

30 E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai que ninguém o saiba.

31 Mas, tendo eles saído, divulgaram a sua fama por toda aquela terra.

32 E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado.

33 E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel.

34 Mas os fariseus diziam: Ele expulsa os demônios pelo príncipe dos demônios.



  • Filho de Davi: O título "Filho de Davi" é messiânico e reconhece Jesus como o prometido rei da linhagem de Davi (2 Samuel 7:12-16; Isaías 9:7).

  • Fé e Cura: Novamente, a fé é destacada como essencial para a cura. Os cegos acreditam no poder de Jesus e são curados.

  • Acusação dos Fariseus: Os fariseus atribuem os milagres de Jesus ao poder de Belzebu, mostrando sua incredulidade e oposição persistente.


6. A Compaixão de Jesus pelas Multidões (9:35-38)

35 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

36 E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.

37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.

38 Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.


  • Compaixão de Jesus: A descrição de Jesus tendo compaixão das multidões “desgarradas e errantes” como ovelhas sem pastor (Números 27:17; 1 Reis 22:17; Ezequiel 34:5-6) reflete seu papel de Bom Pastor, que cuida e guia seu povo.

  • A Seara e os Ceifeiros: Jesus usa a metáfora agrícola da colheita para ilustrar a necessidade de trabalhadores no Reino de Deus. Ele instrui seus discípulos a orarem por mais trabalhadores, destacando a importância da missão e da evangelização (João 4:35-38). Estamos nós dispostos a sermos esses trabalhadores?


Considerações Culturais e Históricas


  • Cultura Judaica: A lei de pureza judaica desempenha um papel significativo no contexto das curas, especialmente no caso da mulher com fluxo de sangue e do toque em um cadáver. A ação de Jesus mostra que sua missão transcende as tradições judaicas.

  • Doutrinas Judaicas: A interpretação da lei mosaica pelos fariseus e escribas frequentemente entra em conflito com os ensinamentos de Jesus, que enfatiza a misericórdia, a fé e a verdadeira justiça.

  • Cultura Romana: A ocupação romana de Israel durante este período influencia as interações sociais e políticas. A menção dos publicanos (coletores de impostos) como pecadores reflete a impopularidade e a percepção de traição associada a eles, já que eram judeus que trabalhavam para os romanos.

  • Referências Bíblicas: Jesus frequentemente usa referências do Antigo Testamento para validar suas ações e ensinamentos, conectando-se à tradição profética e revelando-se como o cumprimento das promessas messiânicas.



Ao concluir este capítulo, é evidente que a autoridade de Jesus é uma autoridade divina, que não só confronta as estruturas religiosas e sociais da época, mas também oferece uma nova esperança e direção para aqueles que o seguem. Ele desafia seus seguidores a viverem uma fé ativa e a se engajarem na obra do Reino de Deus, evidenciando que o chamado de Deus é inclusivo e misericordioso, alcançando até os mais marginalizados da sociedade.

Este capítulo, portanto, é um testemunho da abrangente missão de Jesus e da resposta variada das pessoas a essa missão — desde a fé simples dos necessitados até a oposição dos líderes religiosos. A mensagem central é clara: Jesus é o Messias prometido, com poder sobre todas as coisas, chamando seus seguidores a uma vida de fé, obediência e serviço.


Espero que você tenha gostado do estudo de hoje, Spark! Nos vemos no próximo post.

Fique na Paz do Senhor,

Um beijo e um Cheiro. 😘

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page