top of page

Blog

Mergulhando no Estudo do Evangelho de Mateus - Capítulo 04 - Parte 01

Atualizado: 17 de abr.


ondas abstratas
Mergulhando no Evangelho de Mateus

Oie, Spark!

Hoje, nesse estudo, vamos mergulhar no capítulo 04 do Evangelho de Mateus, que conta a tentação de Jesus no deserto o início do seu Ministério. Esse é um dos textos mais interessantes da Bíblia na minha opinião, pois ele traz verdades que nem todo mundo está preparado para ouvir. Em contra partida há uma mensagem poderosíssima e transformadora por traz desse texto e vamos decifrá-la juntos.


Está com tudo pronto aí? Caderninho, caneta, marcadores, canequinha de café? Se ajeita que eu te espero!


Abra a sua Bíblia no Evangelho de Mateus e leia o capítulo 4.

Leu? Agora vamos estudá-lo.


ELEMENTOS HISTÓRICOS:

O capítulo 4 de Mateus descreve o início do ministério público de Jesus, após seu batismo por João Batista. Ele começa sua pregação na região da Galileia, que era uma área culturalmente diversa e economicamente ativa durante o período do Segundo Templo.


Dissecando e mergulhando no texto:


A TENTAÇÃO DE JESUS:


Versículo 1: A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.


Note que Jesus foi levado ao deserto:

  • pelo Espírito (Santo)

  • para ser tentado pelo diabo


Sim, o próprio Deus pode nos levar aos "desertos" = processos difíceis, para sermos testados. Isso faz parte da vida cristã, principalmente antes de sermos ativados para um ministério, um chamado.

O deserto nos separa, nos tira de circulação, nos obriga a silenciar e aguça os nossos sentidos para ouvir e entender a sua voz. O deserto nos testa, nos amadurece, nos ensina e nos prepara.


Cris, mas quem tentou Jesus foi o diabo!

Sim, com permissão de Deus. Foi assim com Jó ( Jó 1:12 | Jó 2:6), foi assim com Pedro (Lucas 22:31-34).

Jesus estava sendo testado antes de começar seu ministério.

Lembre-se: o diabo só faz o que quer com que é dele, por legalidade, através de uma vida de pecado. Mas para tocar na vida de um cristão obediente, ele precisa de autorização especial, portanto, Deus permite se for da sua Vontade e Propósito.


Quero deixar uma mensagem especial para você:
Se você tem andado em temor e obediência a Deus, mas mesmo assim, encontra-se em um processo de vida difícil, fique firme e não desanime. Você está prestes a romper em um poderoso ministério!

Versículos 2 e 3: E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.

Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus:


O texto nos deixa implícito que Jesus foi tentado por todos os 40 dias, mas nos relata apenas as 03 ultimas tentações, que Mateus julgou serem as mais importantes.


Versículos 3 e 4: Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães.

Jesus, porém, respondeu: — Está escrito: "O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus."


Note que o diabo espera o auge da fome e da necessidade física de Jesus para provocá-lo. Ele diz: Se você é o Filho...

Ele não diz: Se você for o Filho...

Ambos sabiam a verdade, Jesus não duvidava ser Filho de Deus, nem o diabo queria colocar isso a prova, mas a intenção era fazer com que Jesus usasse o poder de "SER FILHO" para satisfazer suas próprias necessidades.

Jesus responde e vence essa tentação utilizando de um texto bíblico, Deuteronômio 8:3 que conta a passagem do povo hebreu pelos 40 anos no deserto, e que precisavam aprender que seriam sustentados em TODAS AS SUAS NECESSIDADES pela Palavra de Deus, ou seja, pela promessa; que Deus não os abandonaria, desde que O OBEDECESSEM.

Portanto, Jesus estava dizendo (parafraseando): "Só farei o que o meu Pai pedir, ando debaixo da sua Palavra e confio plenamente nEle de que todas as minhas necessidades serão supridas."


Versículos 5 - 7: Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e disse: — Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, porque está escrito: "Aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito. E eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra."

Jesus respondeu: — Também está escrito: "Não ponha à prova o Senhor, seu Deus."


Nesta tentação, Satanás distorce o significado do Salmo 91, tentando fazer com que Jesus o aplique de forma imprópria e imprudente para testar a Deus. Jesus responde corretamente, citando outro versículo das Escrituras para rejeitar a tentação: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’" (Mateus 4:7, NVI), referindo-se a Deuteronômio 6:16.


Versículos 8 - 10: O diabo ainda levou Jesus a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e disse: — Tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar.

Então Jesus lhe ordenou: — Vá embora, Satanás, porque está escrito: "Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele."


É claro que o diabo sabia que todas as Nações seriam dadas a Jesus no devido tempo.

Mas até que o tempo se cumpra, as Nações (no sentido do sistema político e espiritual do mundo) pertence a satanás. É isso que os seguintes textos nos mostram: 1 João 5:19 | 2 Coríntios 4:4 | Efésios 6:11-12 | Apocalipse 12:9


A proposta do diabo para Jesus, portanto, era:

Parafraseando: "Você não precisa cumprir o seu propósito (ser humilhado, sofrer e morrer) por essa gente, obedecendo cegamente o seu PAI. Eu posso te dar os reinos sem que você passe por sofrimento, basta me adorar."

Mas Jesus o vence citado mais uma vez as escrituras (Deuteronômio 6:13) e demonstrando OBEDIENCIA TOTAL A DEUS e o manda embora.


Jesus foi claro, vou cumprir o propósito para o qual fui designado.

Jesus confiou em Deus, nos planos de Deus e OBEDECEU.

Não se esqueça, Jesus, nesse momento era tão humano quanto eu e você.


Elementos Geográficos:

A maior parte do capítulo 4 se passa na região da Galileia, incluindo as cidades de Betsaida, Cafarnaum e as montanhas próximas. Essa região era conhecida por sua diversidade étnica e cultural, refletida na presença de judeus, samaritanos e gentios.


  • Judeus: O termo "judeu" tem origem na palavra "Judá", que era uma das doze tribos de Israel. Após a morte do rei Salomão, o reino de Israel foi dividido em dois: o Reino de Israel, ao norte, e o Reino de Judá, ao sul, onde ficava a tribo de Judá. Quando o Reino de Israel foi conquistado pelos assírios em 722 a.C., muitos israelitas do Reino do Norte se misturaram com outras culturas e foram assimilados, perdendo sua identidade étnica e religiosa. Os judeus, portanto, eram descendentes dos habitantes do Reino de Judá, especialmente da tribo de Judá, e mantiveram sua identidade étnica e religiosa ao longo dos séculos. O termo "judeu" passou a ser usado para se referir a todos os descendentes das tribos de Judá e Benjamim, bem como dos levitas que viviam no Reino de Judá, e mais tarde, também incluiu os descendentes dos exilados de outras tribos. Assim, a transição dos israelitas para judeus ocorreu ao longo do tempo, conforme a identidade étnica e religiosa dos habitantes do Reino de Judá se consolidou e se manteve ao longo da história. Na época de Jesus, os judeus eram os habitantes da Judeia, a região central de Israel, e de outras áreas próximas, como a Galileia e a Samaria. Eles estavam sob domínio romano e viviam em um contexto político e religioso tenso. Consideravam Jerusalém e o Templo de Jerusalém como locais sagrados, onde realizavam seus rituais religiosos, como sacrifícios e festas religiosas.

  • Samaritanos: Os samaritanos eram um grupo étnico-religioso que vivia na região da Samaria, ao norte da Judeia. Eles eram descendentes das tribos de Efraim e Manassés, e praticavam uma forma de judaísmo diferente dos judeus da Judeia. Os samaritanos tinham seu próprio lugar de culto no monte Gerizim e não reconheciam o Templo de Jerusalém como o local correto de adoração.

  • Gentios: O termo "gentios" era usado pelos judeus para se referir a todas as pessoas que não eram judeus, ou seja, não faziam parte do povo escolhido de Deus. Os gentios incluíam pessoas de diversas origens étnicas e culturais, e não seguiam as práticas religiosas judaicas.


Elementos Culturais:

A escolha de Jesus de iniciar seu ministério na Galileia, longe do centro religioso e político de Jerusalém, pode ter sido uma estratégia consciente para alcançar uma audiência mais diversificada e aberta às suas mensagens. Isso mostra a universalidade da mensagem de Jesus e seu desejo de alcançar todas as pessoas, não apenas os judeus.


Esses elementos destacam a importância da Galileia no ministério de Jesus, sua conexão com as profecias do Antigo Testamento e sua abordagem inclusiva e universal de pregação e ensino.


Referências do Antigo Testamento:

Mateus 4:15-16 cita Isaías 9:1-2, que profetiza a vinda da luz para a região da Galileia, mostrando como a presença de Jesus cumpre as Escrituras e traz esperança para o povo.


Sparks, como este é um capítulo rico de informações, precisamos dividir o estudo dele em duas partes.

Espero que você esteja gostando. Me conta aqui nos comentários. Combinado?

Nos vemos na parte 2.




26 visualizações2 comentários

2 Comments


Só não aprende quem não quer mesmo!!!

Olha quanta informação e conhecimento. Mergulhando em 3,2,1...

Like

Vou devorar essa série!!! Amo o Evangelho de Mateus!😍 Obrigada por tanta dedicação em trazer um conteúdo tão rico!🤗

Like
bottom of page