top of page

Blog

Como Ouvir e Discernir a Voz de Deus?

Atualizado: 2 de out. de 2023


Uma mulher caminhando com ovelhas em um campo.
Como ouvir e discernir a voz de Deus

Olá, Sparks! 🔥

Vocês estão bem? Espero que sim!


Sem sombra de dúvidas, essa é uma das perguntas que mais ouço e recebo: Como saber quando é Deus falando comigo? Como discernir a voz de Deus?


Nesse mundo truculento, cheio de barulhos e excesso de informações fica muito dificil tomar decisões e saber se Deus está dando alguma direção específica. Mas é justamente nesse mundo cada vez mais bagunçado e contaminado, que PRECISAMOS estar alinhadas a vontade de Deus, para que possamos viver dentro do propósito dEle para nós, e mesmo em meio a tribulações momentâneas, sentirmos a Paz que excede todo entendimento e a confiança de que Deus está no controle de tudo!



Uma grande mentira de Satanás implantada na mente do homem é a de que precisamos SEGUIR O NOSSO CORAÇÃO (no sentido de nossas vontades e desejos) para tomar as decisões necessárias e garantir a felicidade. Que quando sentimos "paz" no nosso coração então é bom, é de Deus, é o certo a se fazer. Que o importante é ser feliz!

Porém, ouvir um coração que não está ALINHADO a vontade de Deus e PROVADO por Ele, é muito perigoso. Dar ouvidos a emoções e desejos carnais, daquilo que nos traz um aparente conforto e prazer, pode nos arruinar.


A Palavra de Deus diz: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?

Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações." - Jeremias 17:9-10


De fato, não é uma tarefa fácil discernir, perceber quando é a nossa vontade e as nossas emoções que estão falando mais alto ou é Deus.


Então, o que devemos fazer para aprender?


BUSCAR A DEUS DE TODO O NOSSO CORAÇÃO!


"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." - Jeremias 29:11-13



Se Deus é fiel à sua própria Palavra, Ele não mentiu e nem utilizou de recurso poético quando disse: me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.


Mas serei polêmica agora...

Está preparada?


A VERDADE é que as pessoas (em sua natureza carnal) tem medo de buscar a Deus, porque elas sabem que Ele responderá, e elas tem MEDO do que Ele responderá, porque elas não querem ser CONSTRARIADAS OU CONFRONTADAS em seus planos e suas vontades.

Então elas "fingem" que buscam, e "fingem" que não entendem o que Ele está dizendo.


Ter medo de Deus é não confiar em seu amor, em sua graça e na sua Palavra. Quem tem medo de Deus é porque não O conhece.

Quanto mais o buscarmos com sinceridade e de todo o nosso coração, mais o conheceremos e saberemos e teremos plena confiança que os PLANOS DELE são melhores que os nossos.


Então a pergunta é: COMO BUSCAR A DEUS?



Vamos ver alguns passos fundamentais:


Passo 01 - Orar, dedicando um tempo de qualidade para estar a sós com o Senhor. É obvia a necessidade da oração na vida do cristão, mas mesmo assim, a realidade é que as pessoas dedicam pouco tempo a oração ou simplesmente não a praticam. Orar tem muitos benefícios, mas o principal é manter um relacionamento com Deus, para que Ele possa sondar e alinhar nosso coração.


Tiago 1:5-8: “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.”


Se pedirmos, com fé, Ele nos dá sabedoria e direção.

Quando devemos orar?

O tempo todo!


Efésios 6:18: “Com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.”


A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:17: “Orai sem cessar.”


Passo 02 - Ter um coração ensinável e submisso.

Davi foi o homem segundo o coração de Deus, escolhido por Ele para governar Israel porque tinha um coração ensinável, humilde para receber a repreensão e se arrepender e porque ele amava a presença de Deus, nunca negociando seu tempo de adoração e prestação de culto.


Deus é o nosso Pai e Ele vai nos confrontar e ensinar para justamente nos alinhar à sua vontade. Por isso precisamos ter um coração ensinável e submisso para OBEDECER aos seus comandos.


Nunca podemos nos esquecer que a Palavra diz:


"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus." - Mateus 5:3


Na versão ORIGINAL da Bíblia, no grego, a palavra POBRE na verdade é AQUELE QUE SE CURVA, ou seja, que é obediente e submisso.



Passo 03 - Ler e examinar as Escrituras.


Eu poderia falar incansavelmente aqui sobre a IMPORTANCIA da leitura bíblica, abordando inúmeros tópicos e descrevendo muitos benefícios, mas hoje, e aqui, quero entregar uma única CHAVE.

Então, fique atenta agora.


A maior dificuldade das pessoas é SABER QUANDO É A NOSSA MENTE (ALMA E EMOÇÕES) OU QUANDO É DEUS, que está falando, certo? Sabemos que Deus fala ao nosso espírito, porque quando reconhecemos Jesus como nosso Salvador e Senhor, a bíblia diz que nascemos de novo, pela vontade do Espírito, para que então possamos nos relacionar com Deus, porque Ele é Espírito.


O Apóstolo Paulo diz que a nossa carne milita constantemente contra o nosso espírito. E sabe pelo que elas lutam? Pela nossa alma. Ou seja, pelas nossas emoções.


Mas olha o que a Bíblia diz:


"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir (DISCERNIR) alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração." - Hebreus 4:12


Essa CHAVE É PODEROSÍSSIMA, SPARK! Somente a Palavra de Deus tem o poder de dividir, separar ou discernir o que é da alma e o que é do espírito.

Portanto, se quisermos aprender a discernir o que DEUS FALA COM O NOSSO ESPÍRITO, temos que permitir que a sua Palavra entre em nosso coração, julgando nossos pensamentos e intenções e separando o que é da alma e o que é da VONTADE DE DEUS.



Não tem outro jeito, outro caminho ou outro modo. Não tem botão mágico. Se trata de RELACIONAMENTO COM DEUS, Através da ORAÇÃO E DO ESTUDO DA PALAVRA.


É por isso que muitas pessoas tem dificuldade em OUVIR E DISCERNIR a voz de Deus, porque elas não se enchem da Palavra, não estabelecem uma ROTINA DE ESTUDO, não priorizam seu relacionamento com Deus. Essas pessoas são as que sempre estão em busca de um profeta, de uma vizinha que tem uma "oração forte", que tem palavras de conhecimento, e se deixam levar por falsas doutrinas e falsos profetas, pois não sabem julgar o que é de Deus e o que não é. São levados por suas EMOÇÔES e não por seu espírito. São essas pessoas que estão SEMPRE terceirizando seu relacionamento com Deus, dependendo de líderes e conselheiros pra tudo e correndo o risco de ser enganados, simplesmente porque não querem se COMPROMETER.


Nossa relação com Jesus é comparada na Bíblia o tempo todo à um CASAMENTO, e casamento é uma aliança de amor e compromisso. Uma Noiva conhece o seu Noivo e está sempre preparada para ouvir o seu chamado.


Se você se encher da Palavra, todos os dias e orar todos os dias, então você reconhecerá a voz do SEU PASTOR.


"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;"

- João 10:27


Esse estudo te abençoou? Então bora compartilhar com mais pessoas?!



 




52 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Leandra Moreira
Leandra Moreira
Dec 18, 2023

Ouvir um coração que não está ALINHADO a vontade de Deus e PROVADO por Ele, é muito perigoso. Ual.... que post necessário.

Like
bottom of page